terça-feira, 13 de dezembro de 2016

XPOSTES-PREDADOR DE PERERECA
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas(SPDA)mais  conhecido com para raios visa a condução de descargas elétricas por meio de um caminho oferecido a ele,as descargas elétricas ou raios são geradas por conta da diferença de potencial gerada entre as nuvens e a terra que,atingem energia suficiente para quebrar a resistência elétrica do ar formando uma forte descarga com quantidades imensas de energia  que são emanadas para terra.
  Embora o spda não discipe 100% da energia recebida, ele ajuda a conduzir a descarga elétrica,oferecendo uma certa proteção ao local no qual se encontra.
   Existem três tipos de (SPDA)
CAPTOR DO TIPO DE FRANKLIN
O captador "Franklin" é constituído por uma haste metálica , sendo que  extremidade superior é pontiaguda para tem uma maior poder de acúmulo de cargas. Este sistema é o mais barato mas o menos eficiente.


CAPTOR DE AVANÇO À IGNIÇÃO
O captor de avanço à Ignição consiste na capacidade do pára-raios antecipar a descarga atmosférica e definir o percurso do raio. Este sistema é barato e apresenta elevada eficiência, embora decresça com o aumento da distância do captor.


GAIOLA DE FARADAY
A gaiola de Faraday é um sistema de vários receptores colocados de modo a envolver o topo da estrutura e várias baixadas. A gaiola apresenta a elevada eficiência, contudo, é de difícil implementação e elevados custos.
 O dimensionamento de um sistema de protecção contra descargas atmosféricas deve considerar o modelo adoptado e considerar as Normas em vigor. Para os pára-raios de avanço à ignição vigora a Norma NP4426 enquanto para gaiolas de Faraday e pontas de Franklin a Norma IEC62305.

Nenhum comentário:

Postar um comentário