quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SPDA (Grupo SuperChoque)

SPDA

É um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, popularmente chamado de para-raios, que tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas.

Foi criado por Benjamin Franklin, no século XIII, através de alguns experimentos, composto essencialmente por três componentes, o elemento captor, os condutores de baixada e o sistema de terra.

Atualmente existem três métodos:

  • Método Franklin - Constituído por uma haste metálica, sendo a extremidade superior é pontiaguda para tem uma maior poder de acúmulo de cargas. Este sistema é o mais barato mas o menos eficiente. Devido às suas limitações impostas pela Norma passa a ser cada vez menos usado em edifícios sendo ideal para edificações de pequeno porte.
  • Método Gaiola de Faraday - Consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores horizontais interligados em forma de malha. O campo no interior de uma gaiola é nulo, e quanto menor for a distância entre os condutores da malha, melhor será a proteção obtida.
  • Método avanço à Ignição - Consiste na capacidade do para-raios antecipar a descarga atmosférica e definir o percurso do raio. Este sistema é barato e apresenta elevada eficiência, embora decresça com o aumento da distância do captor.
O SPDA é uma exigência regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005, contendo nela, prescrições relacionadas as seguintes normas:

  • NBR 5410:1997 - Instalações elétricas de baixa tensão - Procedimento
  • NBR 6323:1990 - Produto de aço ou ferro fundido revestido de zinco por imersão a quente - Especificação
  • NBR 9518:1997 - Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas - Requisitos gerais - Especificação
  • NBR13571:1996 - Hastes de aterramento em aço cobreado e acessórios - Especificação

O dimensionamento de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas deve considerar o modelo adotado e considerar as Normas em vigor. Para os para-raios de método avanço à ignição vigora a Norma NP4426 enquanto para método gaiola de Faraday e método de Franklin a Norma IEC62305.








Nenhum comentário:

Postar um comentário