quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Gerando, Transmitindo e Distribuindo Energia Elétrica

1. A GERAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. No Brasil, ela é gerada, principalmente por usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água.

No caso dessas usinas hidrelétricas, essa água – represada de um rio – passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial em energia mecânica. As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.


Destaca-se que a energia elétrica também pode ser produzida em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.



2. TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade é transportada através de cabos aéreos (ou seja, cabos visíveis por não estarem enterrados) sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres de metal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmissão de energia elétrica.

As linhas (redes) de transmissão.
As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios, ou também chamado de cabo guarda.

As linhas de transmissão se estendem por longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia, as quais vão se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte.

3. DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

As redes de distribuição são compostas por linhas de alta, média e baixa tensão, sendo que algumas dessas linhas de transmissão chegam a ter uma tensão igual ou superior a 230 kV.

As redes de baixa tensão, como a tensão elétrica que pode variar entre 110 V e 440 V, também são afixadas nos mesmos postes de concreto que sustentam as redes de média tensão, localizado-se a uma altura inferior. As redes de baixa tensão levam energia elétrica até as residências e pequenos comércios/indústrias por meio dos chamados ramais de ligação.

Para complementar nosso conhecimento, vamos assistir o video abaixo:
https://youtu.be/-MeTfiymVkk?t=1m35s




Nenhum comentário:

Postar um comentário