quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica - Grupo "Watt?"

Geração da energia elétrica

São 5 os principais tipos de geração de energia elétrica no Brasil:


Basicamente o que ocorre é que, a energia obtida por meio de cada uma dessas usinas com diferentes formas de geração, é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina que ao girar aciona o gerador que por sua vez produz a energia elétrica.


O processo de transmissão da energia


Ao sair dos geradores, a eletricidade começa a ser transportada através de cabos aéreos, revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes torres de metal. Chamamos esse conjunto de cabos e torres de rede de transmissão. Outros elementos importantes das redes de transmissão são os isolantes de vidro ou porcelana, que sustentam os cabos e impedem descargas elétricas durante o trajeto.
Depois de percorrer o longo caminho entre as usinas e os centros consumidores nas redes de transmissão, a energia elétrica chega em subestações onde se inicia o processo de distribuição.




O processo de distribuição

Após a geração e transmissão da energia, é o momento da distribuição. Como vimos, a tensão é diminuída pelos transformadores de grande porte durante todo o caminho e na sequência distribuída com ajuda de outros tipos de transformadores — menores e localizados nos postes das cidades.
Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.

Consumidor final


O destino final da energia elétrica são as residências e as indústrias, estando disponível para fazer funcionar máquinas, aparelhos elétricos e iluminação. As empresas privadas são responsáveis pela distribuição energética em boa parte do país, sendo reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário