quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica - Grupo "Watt?"

Geração da energia elétrica

São 5 os principais tipos de geração de energia elétrica no Brasil:


Basicamente o que ocorre é que, a energia obtida por meio de cada uma dessas usinas com diferentes formas de geração, é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina que ao girar aciona o gerador que por sua vez produz a energia elétrica.


O processo de transmissão da energia


Ao sair dos geradores, a eletricidade começa a ser transportada através de cabos aéreos, revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes torres de metal. Chamamos esse conjunto de cabos e torres de rede de transmissão. Outros elementos importantes das redes de transmissão são os isolantes de vidro ou porcelana, que sustentam os cabos e impedem descargas elétricas durante o trajeto.
Depois de percorrer o longo caminho entre as usinas e os centros consumidores nas redes de transmissão, a energia elétrica chega em subestações onde se inicia o processo de distribuição.




O processo de distribuição

Após a geração e transmissão da energia, é o momento da distribuição. Como vimos, a tensão é diminuída pelos transformadores de grande porte durante todo o caminho e na sequência distribuída com ajuda de outros tipos de transformadores — menores e localizados nos postes das cidades.
Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.

Consumidor final


O destino final da energia elétrica são as residências e as indústrias, estando disponível para fazer funcionar máquinas, aparelhos elétricos e iluminação. As empresas privadas são responsáveis pela distribuição energética em boa parte do país, sendo reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Gerando, Transmitindo e Distribuindo Energia Elétrica

1. A GERAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. No Brasil, ela é gerada, principalmente por usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água.

No caso dessas usinas hidrelétricas, essa água – represada de um rio – passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial em energia mecânica. As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.


Destaca-se que a energia elétrica também pode ser produzida em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.



2. TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade é transportada através de cabos aéreos (ou seja, cabos visíveis por não estarem enterrados) sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres de metal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmissão de energia elétrica.

As linhas (redes) de transmissão.
As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios, ou também chamado de cabo guarda.

As linhas de transmissão se estendem por longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia, as quais vão se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte.

3. DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

As redes de distribuição são compostas por linhas de alta, média e baixa tensão, sendo que algumas dessas linhas de transmissão chegam a ter uma tensão igual ou superior a 230 kV.

As redes de baixa tensão, como a tensão elétrica que pode variar entre 110 V e 440 V, também são afixadas nos mesmos postes de concreto que sustentam as redes de média tensão, localizado-se a uma altura inferior. As redes de baixa tensão levam energia elétrica até as residências e pequenos comércios/indústrias por meio dos chamados ramais de ligação.

Para complementar nosso conhecimento, vamos assistir o video abaixo:
https://youtu.be/-MeTfiymVkk?t=1m35s




Xpostes-predador de perereca

Todas as formas de energia estão na natureza armazenadas em forma de energia potencial,química ou cinética o ser humano ao longo do tempo desenvolveu formas de converter esses tipos de energia na forma que mais lhe convém ,a elétrica,o processo de geração de energia parte do princípio do represamento da água de rios(no caso da hidrelétrica) em que são feitas barragens que represarão a água,posteriormente abre-se as comportas da barragem nas quais ha turbinas que se movimentarão de acordo com que a água passa por elas,acoplado a essas turbinas estão eletroímãs que se movimentarão em torno de uma espira colocando em prática o princípio da indução,no qual os ímãs farão com que seja gerada uma corrente elétrica em torno da expiraTransmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potências mais elevadas e ligando grandes centros, e a distribuição, usada dentro de centros urbanos, por exemplo. Cada linha de transmissão possui um nível de tensão nominal, onde encontramos valores até de 750 kV. 
Os componentes de um sistema de transmissão são, as linhas de transmissão que são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes.  Geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios. As linhas de transmissão se estendem por longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia. E a subestações de transmissão que são aquelas localizadas nas pontos de conexão com geradores, consumidores e empresas distribuidoras. Nos pontos de conexão com geradores, a função das subestações é elevar o nível de tensão da energia elétrica. A elevação da tensão reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão, reduzindo assim, consideravelmente, as perdas elétricas inerentes ao transporte da energia. Dentro da subestação de transmissão, o equipamento responsável tanto pela elevação como pela redução da tensão elétrica é chamado de transformador.

Predadores de Pererecas

As linhas de transmissão


As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios, ou também chamado de cabo guarda.

No Brasil, as linhas de transmissão são classificadas de acordo com o nível de tensão de sua operação, mensurado em Kilo Volt (kV - milhares de Volts). Para cada faixa de tensão, existe um código que representa todo um conjunto de linhas de transmissão de mesma classe. São eles:
A1 – tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV
A2 – tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV
A3 – tensão de fornecimento de 69 kV

Subestações de transmissão

As subestações de transmissão são aquelas localizadas nas pontos de conexão com geradores, consumidores e empresas distribuidoras. Nos pontos de conexão com geradores, a função das subestações é elevar o nível de tensão da energia elétrica gerada para centenas de milhares de Volts. Já nos pontos de conexão com consumidores ou distribuidoras, a função das subestações de transmissão é rebaixar os níveis de tensão para dezenas de milhares de Volts.
A elevação da tensão reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão, reduzindo assim, consideravelmente, as perdas elétricas inerentes ao transporte da energia. Dentro da subestação de transmissão, o equipamento responsável tanto pela elevação como pela redução da tensão elétrica é chamado de transformador.


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Grupo Shock

Energia Elétrica: Um enfoque prático da geração, transmissão e distribuição.




Geração

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.

A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente elétrica entre estes dois pontos.

Hoje, as usinas hidrelétricas respondem por mais de 70% da produção de energia no País. Com a interligação do sistema é possível que, em épocas de seca, a energia produzida seja aproveitada em diferentes regiões do País, reduzindo a produção por termelétricas, que são mais poluentes.


Transmissão

A energia elétrica, para chegar ao consumidor final, depende de uma eficiente rede elétrica, composta por fios e torres de transmissão.

Toda energia produzida pelas hidrelétricas e termelétricas do País é conduzida por um vasto sistema de transmissão. Nosso sistema de transmissão conta com mais de 800 linhas de transmissão, que totalizam 80 mil quilômetros, ligando todo o País, e mais de 400 subestações.

O papel desse sistema é interligar a geração de energia até a carga e interligar as diferentes regiões do País, de forma a permitir a exploração racional dos recursos disponíveis em todas as regiões.


Distribuição

O segmento de distribuição, por sua vez, é aquele que recebe grande quantidade de energia do sistema de transmissão e a distribui de forma pulverizada para consumidores médios e pequenos.

É a empresa distribuidora quem faz com que a energia elétrica chegue às residências e pequenos comércios e indústrias. Na distribuição, a tensão é diminuída pelos transformadores de grande porte durante todo o caminho e na sequência distribuída com ajuda de outros tipos de transformadores menores e localizados nos postes das cidades.

Você Sabia?

Que cada pessoa libera na forma de calor cerca de 104 calorias por hora. Isto equivale a energia consumida por uma lâmpada de 120W.

Grupo SuperChoque - Processo de geração, transmição e distribuição de energia elétrica

Geração de energia  grupo: RCI






 Apos todo esse processo sera distribuída a energia para a sociedade,
que sera explicado mais abaixo.






Grupo: Os Dependentes
Processo de geração, transmissão e distribuição de energia.

Geração de Energia

Desde 1970 a população brasileira aumentou 2,2 vezes, enquanto consumimos 3,4 vezes mais em kWh. O consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um país como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. A geração de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não renováveis, mas no futuro, serão substituídas inevitavelmente. Há controvérsias sobre o tempo da duração dos combustíveis fósseis, mas devido a energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólica e energia maremotriz e sanções como o Protocolo de Quioto, que cobra de países industriais um nível menor de emissões de poluentes (CO2) na atmosfera, as energias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas e saudáveis para o meio ambiente. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos.

Processo de transmissão Energia
Antes de a energia elétrica ser distribuída para consumo, ela sai da usina e seus geradores e passa por uma subestação que eleva a tensão e viaja por linhas de transmissão de energia elétrica (revestidas por camadas isolantes) fixados no alto por grandes torres de metal, e passa por outras subestações que abaixam as altas tensões que percorram as linhas de transmissão e logo após esse processo a energia estará pronta para distribui-las para o consumo de casas, fábricas, etc.

Distribuição de Energia 
A conexão, o atendimento e a entrega efetiva de energia elétrica ao consumidor do ambiente regulado ocorrem por parte das distribuidoras de energia. A energia distribuída, portanto, é a energia efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa de distribuição, podendo ser rede de tipo aérea (suportada por postes) ou de tipo subterrânea (com cabos ou fios localizados sob o solo, dentro de dutos subterrâneos). Do total da energia distribuída no Brasil, dentre as Distribuidoras associadas à Abradee, o setor privado é responsável pela distribuição de, aproximadamente, 60% da energia, enquanto as empresas públicas se responsabilizam por, aproximadamente, 40%.
Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.
/