quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Relatório Aula Prática - Ventilado de teto (Grupo SuperChoque)

GRUPO(SUPERCHOQUE)

Instalação de um ventilador de teto comercial

Relatório apresentado à disciplina de instalações elétricas industrial do curso de automação industrial, como requisito parcial para a avaliação na referida disciplina.

1. Objetivos 
Este experimento tem por objetivo capacitar aos alunos a realizar na prática, a montagem de um circuito de um ventilador acionado por uma Chave RV e para uma melhor compreensão do funcionamento deste tipo de circuito, utilizando os conhecimentos previamente ministrado em sala de aula.

2. Explicação sobre a instalação de um ventilador de teto
Em parte, toda instalação de um ventilador depende de seu manual. Porém algumas medidas são necessárias para que não ocorram acidentes. Dentre elas são:

  • Medir a tensão do ponto de instalação, verificando se está de acordo com a tensão do equipamento - 127/220 V - ou o mesmo poderá queimado.
  • Não utilizar fio inferior a 0,5 mm²;
  • Durante a montagem deverá ser desligada a chave geral da instalação;
  • Em qualquer manutenção devera ser desligada a chave geral, mesmo sendo apenas troca lâmpada queimada;
  • Toda a instalação de um ventilador deve ser feita em tais condições: manter distância mínima de 0,5 metros das paredes, 2,3 metros acima do piso e as hastes devem de ter não podem ser inferior a 25 cm.
  • O teto de suportar 25 kg para que haja instalação do ventilador.
     
3. circuito proposto diagrama (multifilar)

                
                                 









4. materiais  utilizados
Chaves de fendas, alicate comum, descascador de fios, fios diversos, 1 ventilador de teto comercial, um disjuntor termomagnético, capacitor.


Conclusões
Com este experimento tivemos a oportunidade de aprender de modo prático o funcionamento de um circuito de um ventilador acionado a partir de uma Chave RV, cuja finalidade foi o acionamento pela Chave RV em seus dois sentidos de rotação, tanto para o esquerdo quanto para o direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário