sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ligação de lâmpada incandescente e tomada

Na aula prática de Instalações Elétricas do dia 2 de setembro tivemos como objetivo a instalação de uma lâmpada incandescente e de uma tomada 2P+T (3 pinos) na estrutura de “boxes” do laboratório a fim de compreender os conteúdos teóricos apresentados na aula do dia 30 de agosto (que tratou das representações multifilares e unifilares das instalações elétricas).

Para a instalação da lâmpada incandescente (junto ao seu respectivo interruptor) e da tomada, foi utilizado como referência o seguinte padrão multifilar:

Esquema Multifilar da Ligação da Lâmpada e Tomada 2P+T.

Tanto para o esquema/diagrama multifilar quanto para a instalação que fizemos no box do laboratório (instalação essa correspondente ao esquema multifilar), obedecemos a norma padrão no que diz respeito às cores dos fios da seguinte forma:
Cor branca para as fases (no diagrama em vermelho, cor também tida como padrão para as fases);
Cor azul para neutro;
Cor verde para terra;
Cor preta para retorno.

Por questões de segurança, toda a instalação foi feita com o box desernegizado, prevenindo que os integrantes do grupo não corressem o risco de levar qualquer choque elétrico.

Ainda sobre a instalação que foi feita, podemos destacar como uma boa prática (e também como sendo uma medida de segurança para futuras manutenções que possam ser realizadas) o “bom senso” na hora de fazer a ligação dos fios nos terminais do bocal para a lâmpada incandescente. Para isso, devemos ligar sempre o retorno no terminal do bocal que faz contato com a base da lâmpada e o neutro da rede elétrica no terminal do bocal que faz contato com a rosca da lâmpada. Isso, pois, caso o interruptor esteja ligado na hora da manutenção e por acidente a pessoa que esteja realizando a troca da lâmpada esbarre na rosca da lâmpada, não haja contato com a fase da rede elétrica (o que poderia ocasionar um choque elétrico) e sim com o neutro.

Detalhe da ligação feita no bocal da lâmpada. Retorno na base, neutro na rosca.

Por fim, antes da energização do box, chamou-se o professor para verificação das ligações. Após autorizado, foram realizados testes para verificar o funcionamento da lâmpada/interruptor e da tomada, em que ligamos um carregador de celular.

Instalação dos disjuntores, tomada, interruptor e lâmpada concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário